sábado, 13 de abril de 2013

Anéis de Cebola (Onion Rings) - Do tradicional ao gourmet!

    Hoje vou mostrar para vocês como fazer três variações dos deliciosos Anéis de Cebola ou "Onion rings", até onde eu sei eles são mais famosos lá nos EUA onde acompanham vários lanches de Fast-Food. E, a maioria das pessoas ama esses anéis fritos e super crocantes.

Vamos às receitas!

1- O Tradicional



Os anéis tradicionais são super fáceis de fazer, basta cortar a cebola em rodelas, separar uma da outra, passar na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha novamente. Agora é só fritar. Não tem segredos e você pode mudar a farinha pela farinha do seu gosto. Após fritos é só colocar sal ou qualquer tempero a mais que você queira e está pronto. Ficam com a casquinha crocantes e a cebola macia por dentro, perfeito como aperitivo com algum molho.

A cebola não fica ardida e nem com gosto forte de cebola.

Passada na farinha, no ovo e na farinha.
Anéis prontos!

2 - O Crocante


Esse é o que mais gosto, aprendi assistindo ao Homens Gourmet no canal Bem Simples que é um dos programas de culinária que mais gosto. Não achei a receita mas clica aqui para ver outras receitas incríveis do programa.

Nessa receita a cebola fica com um gosto diferente mas delicioso, impossível com só um pouquinho. Para fazer basta cortar anéis BEM fininhos (sabe fatia transparente? assim), separá-los, secar a cebola com papel toalha (coloque um em cima e outro embaixo  e aperte de leve), passe então na farinha e frite até dourar.

Essa receita não leva ovo e, por isso, fica super fininha. A cebola desidrata e fica ULTRA crocante. Mas existem alguns detalhes importantes, quanto mais fina a fatia, mais crocante ficará e quanto mais sequinha a cebola, mais crocante também!


Comparação fatia do anel tradicional com a do crocante.

Após passar na farinha.

Anéis Crocantes prontos!


3- O gourmet


Esse tipo, não é bem de anéis mas ainda sim é de cebola e, segundo minha mãe, parece uma flor de lótus.
O sabor não é de cebola, o gosto de cebola some completamente mas ainda sim é bom, não sei explicar. Lembra bem os anéis tradicionais em textura: crocante por fora e macia por dentro.

É de longe a mais difícil e até chatinha de fazer. Você precisará de uma cebola e vai cortar as extremidades, mas sabe aquela parte que é mais durinha? Não corte muito essa parte. Depois você vai cortar um X com a cebola na vertical (sem cortar até o fim) e então corte novamente um x intercalado com esse. Separe as partes como se fossem pétalas, mergulhe no ovo batido (usei uma caneca de sopa para fazer isso) e passe na farinha. A parte chata é que precisa ter ovo e farinha e todas as 'pétalas'. Depois é só fritar (use uma frigideira funda com óleo suficiente para cobrir a cebola ou então vire ela conforme for fritando.

Representação do corte


Após ser passada no ovo e na farinha.



Cebola pronta!
Se estiver com medo de ficar com bafo, vale a dica de tomar um copo de leite após comer os anéis.

Espero que façam e gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário