Oi Gente!
Hoje o post tem uma meeega relação com o que eu estudo e com o tenha estudado recentemente que é educação física e obesidade.
Para falar da atividade física espontânea nós precisamos começar do começo!
-
Por que engordamos?
Bom, o ganho de peso através da gordura se dá por ingerimos mais energia através dos alimentos do que gastamos durante o dia. Essa energia em excesso pode ser de carboidratos, gorduras ou proteínas. Sim, proteínas em excesso também são transformadas em gorduras!
Esse desbalanço pode acontece por diversos motivos: ingestão exagerada de alimentos, sedentarismo, problemas hormonais, sociais, fisiológicos ou psicológicos (como a ansiedade).
-
Gasto calórico total
O gasto total é a quantidade de energia que você gasta durante o dia inteiro e que se for menor do que o que você come, resulta em aumento das gordurinhas.
Esse gasto calórico total é composto por várias coisas:
- Pela Taxa Metabólica de Repouso - que é a energia que você gasta sem precisar fazer nada, só para que seus órgãos funcionem corretamente.
- Pelo Efeito Térmico dos Alimentos - que é a energia que seu corpo gasta para digerir os alimentos.
- Pela Termorregulação - que hoje em dia não representa quase nada no gasto energético total pois a gente se proteger do frio com casacos e tal. Então, o corpo não precisa produzir taaanto calor assim.
- Pela Atividade Física - Toda a movimentação, exercício, esporte, tudo.
Jájá eu volto nisso!
A atividade física tem dois tipos:
-
Atividade física obrigatória que é aquela necessária para a sobrevivência. Ex.: caçar, fugir, etc.
-
Atividade física não obrigatória: tudo o que não está relacionado com sobrevivência.
Já a atividade física não-obrigatória tem dois tipos também:
-
O exercício voluntário: prática de esporte, academia, dança, etc. Atividades estruturadas.
-
Atividade física espontânea: chegamos nela! É a atividade que temos durante o dia, por exemplo: limpar a casa. Subir escadas, caminhar para o trabalho, ficar em pé no ônibus ou na fila do banco, andar no supermercado, etc.
AAAAAAh, agora você se pergunta:
Se eu faço isso o tempo todo, então, porque isso me ajudaria em alguma coisa???
É Muito Simples!!
Alguns estudos mostraram que em sedentários, a taxa metabólica basal pode chegar a 60% do gasto energético total e a atividade física espontânea pode representar até 25%. Lembrando que sedentários não praticam exercício físico voluntário frequentemente.

A taxa metabólica basal é difícil de ser alterada, já seria necessário aumentar a massa magra e para isso é necessário exercício físico regular e leva tempo.
Já a Atividade Física Espontânea pode alterar o seu gasto calórico diário a partir de
hoje!
Mas, como fazer isso?
Ué, é só aumentar a quantidade de exercício que você faz no dia! Caminhe até o trabalho, desça um ponto antes no ônibus ou em uma estação diferente no metrô, pedale mais, troque o elevador pela escada, agache para pegar algo do chão (você protege a coluna e exercita as pernas), varra a casa, etc.
Antes de pensar em quantas calorias você vai gastar por subir 1 lance de escada, lembrar que no fim do dia essas pequenas coisas podem somar até 25% do seu gasto energético total e podem te ajudar a manter ou reduzir o peso e a te deixar mais saudável!
Isso funciona para sedentários mas, se você faz academia também pode se beneficiar já que também vai aumentar o seu gasto calórico.
Deixo para vocês um vídeo bacana da Coca-Cola (sim, é estranho a coca-cola fazer algo assim)!
Aposto que agora vocês vão pensar duas vezes na hora de realizar as atividades diárias!
E aí, gostaram?