domingo, 14 de julho de 2013

Na cozinha: Profiteroles com Doce de Leite!

Oi gente!

A receita de hoje são os Profiteroles com Doce de leite. Profi-o quê? Profiteroles, são um bolipãezinhos deliciosos e levíssimos. A aparência lembra sonho ou carolina mas a textura é c-o-m-p-l-e-t-a-m-e-n-t-e diferente! São maravilhosos! Já me apaixonei!

Estou super feliz pois finalmente fiz essa receita! Eu estava planejando fazê-la há (é com H?) algumas semanas e finalmente fiz. Maaas ela é tão dificil assim? Na verdade não, é super fácil e super rápida.

A receita eu vi na minha lata de Receitas que é maravilhosa! Você tem alguma lata dessas?


A receita que eles dão é de Profiteroles com Morangos (com um creme e morangos) mas eu não gosto de morangos e o creme me pareceu ser meu enjoado, não sei. Resolvi fazer com doce de leite.

O problema é que ao resolver fazer, eu fui ler a receita e eu não sei quem editou as receitas dessa lata mas eles colocaram as medidas todas fora do comum (por exemplo decilitros ao invés de mililitros) e o vocabulário também é difícil ('levar ao lume' ao invés de 'ao fogo', precisei procurar o que era lume).

Eu queria fazer um projeto de fazer um receita da lata a cada semana mas descobri que na verdade, além de adaptar ao meu gosto e testar a receita, vou traduzi-la para vocês.

Vamos à receita!

Ingredientes:

125 ml de água
30 gramas de manteiga (+- 3 c.S.)
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de fermento
75 gramas de farinha
2 ovos
400 gramas de doce de leite
Açúcar impalpável ou de confeiteiro para polvilhar

Passo a passo:

1. Coloque a água, o sal e a manteiga em uma panela e leve ao fogo médio até ferver.


2. Adicione a farinha e mexa até formar uma bola que solta do fundo da panela e a panela fica com resíduos esbranquiçados.


3. Desligue o fogo e transfira a massa para um pote de batedeira.
4. Bata com os 2 ovos por uns 5 minutos velocidade média-baixa.
5. Adicione o fermento e bata mais um pouco em velocidade baixa.


6. Transfira para um saco de confeitar.

O bico não é necessário.

7. Faça 16 'bolinhas' em uma forma untada ou com papel manteiga.


8. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C por 25 a 30 minutos, até dourar.


9. Corte todos ao meio imediatamente após retirar do forno e deixe esfriar.


10. Para finalizar, recheie com doce de leite e polvilhe açúcar impalpável ou de confeiteiro.



Dicas:
 1. Foi a primeira vez que fiz e deu super certo e demorei cerca de 50 minutos para fazer toda a receita. 

2. Eu recomendo adicionar alguma essência que você goste, da próxima vez eu usarei de Avelã.

3. O doce de leite eu fiz em casa no microondas em +-10 minutos mas como ainda não cheguei na consistência que eu gosto, eu não vou divulgar a receita. Quero chegar a uma receita que liberte as pessoas do fogão (já consegui em panela normal) e da panela de pressão. Logologo eu divulgo a receita para vocês! Dos industrializados, eu gosto do aviação e misturo com um pouco de creme de leite para ficar perfeito em sabor e consistência.


Essa receita é fácil e super rápida, já que a maior parte é de forno e é PERFEITA para o chá da tarde! E pode ainda ficar mais saudável se recheá-los com geleias Diet, cream cheese ou recheios a base de iogurte natural com frutas. 

Use a criatividade e faça o Profiteroles a sua maneira!



E aí, gostaram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário