segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Cupcake de Chocolate Meio Amargo

       Esse fim de semana eu recebi um pedido diferente, bem, diferente não foi o pedido mas o porque ou as particularidades de quem ganharia. Eram cupcakes para presentear alguém que passa por um momento difícil, câncer e a única coisa que continuou como antes é o prazer em comer chocolate.
       Como fazer um cupcake para alguém que passa por algo que nem sei como deve ser?
       Percebi logo de cara, a responsabilidade que isso exigiria, tinha que estar perfeito, mas como?
       Ainda mais por ser um presente, não é como se a pessoa falasse para você: "Eu quero assim, assim, assim". Não, você precisa imaginar, se colocar no lugar, pensar e sentir como deverá ser o cupcake.
       Resolvi, em conjunto com quem encomendou, que seria de chocolate (sem canela para não alterar o gosto), com mousse de chocolate meio amargo e com raspas de chocolate meio amargo. Uma vez ouvi uma moça dizer em uma palestra que nem lembro sobre o que era: "Se não sabe que sabor você quer, escolha o amargo". Não me lembro porque ela falou isso, mas tende a ser minha escolha, para receitas é o meu chocolate preferido, em segundo lugar é o Blend e por último o Ao Leite, já que não gosto de receitas ultra doces. Fiz também a caixa, até agora não encontrei uma caixa de cupcakes pronta que fosse perfeita (bonita, de preço acessível e, principalmente, segura para levar de carro). Então, eu mesma faço as caixas, a parte ruim é que ocupa um bom espaço na minha agenda mas a parte boa é que posso fazer da cor que o cliente gosta, do tamanho certo para a quantidade de cupcakes e super segura para levar de carro e nenhum virar.
       Preciso dizer que ainda não sei se o presenteado gostou ou não mas, eu gostei, ficaram lindos e só de olhar já da vontade de comer.


    A lição maior que tirei disso, não foi que sabor escolher, ou como montar uma caixa, mas a tentar o melhor para adequar o cupcake ao paladar de quem vai comer, afinal, não é o que EU gosto e sim o que o CLIENTE gosta e, o mais importante, foi descobrir que um cupcake, um simples cupcake, pode ajudar a amenizar a dor e dificuldade que alguém está passando. Agora olho para os cupcakes de um jeito diferente, de um jeito especial.

Até mais!

3 comentários:

  1. Que lindo, Sol. Comer é isso aí: não é só um amontoado de nutrientes e calorias que a gente engole e fica por isso mesmo, há toda essa questão sentimental, histórico-cultural do jeito de cada um se alimentar, dos gostos e desgostos e considerar tudo isso na hora de cozinhar, como você está fazendo, transforma seu trabalho em uma arte refinada e cheia de sensibilidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Isis brigada, começou como um passatempo e agora já é algo que eu amo fazer. =D

      Excluir
    2. não achei o gadget de seguir o único acho que era do google+ =T

      Excluir