segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O imprevisível

       Outro dia eu recebi uma encomenda de um bolo de dois andares, redondo, pequeno coberto com pasta americana e com um lacinho. O recheio era de creme trufado de morango com pedaços de morango.
       Na hora de fazer, não teve problema, na verdade tudo foi bem tranquilo, já estava super acostumada com a massa e tudo. O recheio eu fiquei realmente em dúvida se estava bom já que eu não gosto de morango mas tentei fazer de uma maneira que eu gostasse. Coloquei bastante recheio e no bolo debaixo foram 6 partes de recheio. Chegou a hora da pasta e, tudo certo, eu fiz como que uma mousse de morango, só para acertar o bolo e montei no aro (feito por mim) a pasta ficou ótima e o bolo lindo.
       Eis que ocorreu algo que eu meio que sabia, mas sabe quando você esquece? A massa era uma massa ultra leve e delicada, por isso, ela não poderia ser muito fina e nem com muito recheio entre as partes. O recheio também era bem 'mole' e pelo tipo de recheio era bem pesado. E por que isso importa? É que assim, geralmente, os bolos de pasta são relativamento 'duros', são muito firmes, aguentam um passeio de carro e tudo mais maaass, se o bolo é delicado, com muito recheio e pesado, ele não fica tão firme o que significa que se chacoalhar muito, o recheio vai migrando para as laterais podendo causar bolhas e imperfeições e, principalmente, alterando o formato do bolo. Mas, até então estava tudo perfeito, o bolo estava pronto, a pasta secando corretamente, perfeito, no momento em que vieram buscar também ocorreu tudo bem.
       Até que, uma meia hora depois me ligam com um certo desespero por o bolo estava pendendo para a frente. Eu, que já estava nervosa mesmo tudo parecendo bem, quase tive um enfarto, pensei um pouquinho e foi então que me ocorreu tudo isso que eu falei sobre o recheio, então recomendei que o bolo fosse colocado em uma superfície inclinada para o lado contrário ao que ele estava pendendo. Acho que no fim deu tudo certo mas eu realmente fiquei preocupada, no fim das contas eu levo como aprendizado, que não importa o quanto você já saiba ou já leia ou aprenda sobre bolos, é importante pensar sobre o bolo que será feito como se fosse o primeiro bolo sempre. Planejar tudo para que saia tudo perfeito. eu já tinha aprendido a planejar para poder entregar na hora combinada e, realmente entreguei conforme o combinado mas dessa vez aprendi outra lição: pensar sobre o bolo, quantidade ideal de recheio, de camadas e a espessura delas.
       Mesmo quando algo parecer assustador, é importante manter a calma que a decisão correta lhe virá à mente.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário